segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Raízes

Pensei nos mais diversos temas para escrever aqui. Cheguei até mesmo a começar dois textos diferentes, mas agora, na última hora, percebi que devia fazer o óbvio: falar do meu novo vício. Passei o dia inteirinho de hoje num site espetacular, que permite montarmos uma árvore genealógica.
Meu pai acha simplesmente um porre esse tipo de coisa. Minha mãe até curte. Minhas avós, adoram. Acho que não tem uma avó que não adore quando seus netos tentam fazer uma árvore genealógica. Elas começam a se lembrar da "Tia Pura", do "Tio Hildebrando" e por aí vai.

Mas fazer a alegria das velhinhas não é a melhor parte. O bom é ir descobrindo com chegamos até aqui, com esse sobrenome. Eu sou Ana Clara Lima Gaspar, mas para isso a família renegou 'n' sobrenomes - bem mais legais, por sinal. Fiquei sem o Paschoal, sem o Gaidos, sem o Vaz. E sem o Oliveira. Eu poderia ser mais uma das centenas de Oliveiras por aí.

Minha árvore está indo bem. Com a ajuda da minha mãe e da comunidade Gaspar do orkut, já tenho mais de 189 nomes na árvore. É primo que não acaba mais. Tem gente em tudo o que é canto.
Tem austríaco fugido de campo de concentração da 2ª guerra mundial; tem indígena. Tem espanhol e português pra dizer chega. Tem de tudo.

Eu conheço tão pouco da minha família!
Outro dia fui convidada para a festa de 15 anos de uma prima distante minha. Nem lembrava quem era a tal. Mas aí lembrei que eu a conheci quando ela tinha tipo 1 ano. E agora faz 15, ou gódi!

Mas sabe qual é a minha real intenção com essa árvore? É achar alguém que já passou pela minha vida (ou ainda está) sem eu saber do parentesco.
Sem bem que, pensando bem, todo mundo é parente distante. Bem ao estilo Adão e Eva. Um casal que teve filhos, que teve mais filhos, que teve mais filhos... Até que o Planeta Terra se tornou populoso. Cá estamos, irmãos e primos!

Uma das descobertas mais interessantes que fiz até agora é que o Gaspar me veio sem querer. Meu tataravô se chamava "Jaime Gaspar de Oliveira", portanto Gaspar veio da mãe. Olha que demais, o Oliveira se perdeu pelas gerações, mas o Gaspar se perpetuou, numa época em que as mulheres não eram nada!

Minha família tem resquícios feministas, mesmo sem querer ;-)

O link da árovore:
http://www.myheritage.com/FP/family-tree.php?s=4427111&lang=PB

Façam as suas! Descubram seus parentes!

Um comentário:

Umah disse...

caraaaa q de maix! só agora fui ver o link... tbm vou fazer XP ou tentar... tenho mtos tios-avós mas nao sei de tios-bizavós ou seila... d pois t mando o meu XP
amei! mtoooo!
:****
thu

 
Layout by Ateliê de Layouts - Apoio: Se Mata!