quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A importância de Diários/Agendas

Quem não sente falta da época da escola? Do colegial? Da rotina, dos professores, dos amigos, até das aulas de matemática e química? Quem não sente falta das broncas, da tensão de cabular aula, dos lanches caros da cantina, da hora do RECREIO, da EDUCAÇÃO FÍSICA, dos times da educação física, dos inimigos, das fofocas, dos mini-romances, dos trabalhos, de comprar material escolar e uniforme, no começo do ano?

Eu escrevo em agendas, no esquema diário, desde 1997. Desde aquela época tenho quase todos os dias que vivi documentados com precisão. Às vezes os livros não me bastam, e eu preciso recorrer às minhas agendas para aprender um pouco mais sobre mim e sobre a vida, no geral. Afinal, quem disse que relembrar não é aprender? Aprender com os erros, perceber como você cresceu, quantas coisas boas você viveu? Você aprende a dar mais valor a quem merece, aprende a dar mais valor à sua vida!

É bizarro ler certas passagens da sua vida. Você se pergunta: porque raios eu desperdicei sentimentos com essa pessoa? Porque eu briguei com fulano? Jura que cicrano gostava de mim? É engraçado. A gente se sente velha. Velha mesmo. Certeza que todo mundo imaginava que quando tivesse 20 anos estaria velha, casada, os carros voariam e tudo mais. Que nada! Tâmo aí, na correria do dia-a-dia.

Ao mesmo tempo, é fantástico parar e pensar que você viveu momentos maravilhosos perto de amigos que você nem sabe mais da existência, hoje em dia. Mas o mais interessante, mesmo, é pensar sobre como sua forma de escrita e os seus pensamentos evoluíram.

Se um dia eu tiver filhos, vou incentivá-los a escrever em diários. Além da importância para que tem para quem escreve, que acaba tendo um maravilhoso confessionário e aperfeiçoando a escrita, ainda é, acreditem ou não, ou documento histórico. Tentem lembrar de grandes acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo entre 1997 e 2007. Tá tudo lá, documentado. No futuro, dá até pra saber como alguns grupos etários/sociais encararam tais momentos históricos.

4 comentários:

Umah disse...

kkkkkk s2

olha só q bela introdução de um TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOOOOO!

VAI ANITA! VC SABE O Q FAZER! XP
tinhamu!

:****

Umah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Não, gata.
Ia ser mó trampo, criativo demais pra minha cabecinha simples.
Vou fazer um livro-reportagem sobre cachorro...

Depois explico minhas intenções

Bjuuuu

Luísa B. disse...

Nosssa, fui muito maníaca por agenda. Eu extrapolava as páginas da agenda, pegava qualquer pedaço de papel pra continuar, grampeava... tenho saudade de fazer isso, mas é foda, dá preguiça, às vezes os dias são tão chatos que não tem o que contar... mas na verdade é essencial. várias vezes tento lembrar de algumas coisas e não tenho mais onde consultar.... bons tempos...

 
Layout by Ateliê de Layouts - Apoio: Se Mata!