terça-feira, 23 de setembro de 2008

A arte da escrita

Quem trabalha com comunicação sabe que é essencial ter uma escrita decente. Na verdade, uma grafia correta e clara é importante sempre, seja lá o que você faça da vida. Saber se comunicar é o que nos diferencia de outros animais, então façamos isso direito, certo?

De qualquer forma, é bom imprimir sua personalidade ao que escreve, mas confesso que de tudo que li de amigos e conhecidos até hoje (blogs, textos publicados em jornais da faculdade, fotologs, cartas, etc) apenas uns 10 tinham um estilo próprio de escrever, que daria para associar a eles mesmo se os textos não estivessem assinados. Isso é incrível e louvável. E é triste constatar que dessas 10 pessoas, apenas umas 5 ou 6 trabalham ou estudam algo que as possibilite exercitar esse incrível dom em sua plenitude.

Uma certeza eu tenho: me enquadro nessa classe de pessoas com estilos de escrita únicos. Não tô falando que sou A ESCRITORA e que vou produzir obras primas para a humanidade. Nada disso. Mas tenho personalidade ao escrever, não tenho medo de ousar e sei exatamente como descrever o que eu quero. Aliás, me comunico infinitamente melhor por meio da escrita do que oralmente. Eis a razão, aliás, pela qual resolvi me aventurar em uma profissão ligada à escrita.

Infelizmente, para poder imprimir seu estilo a um texto jornalístico, você tem que ser O CARA, ou, em outras palavras, um colunista. Com todos os padrões quadrados da grande imprensa, com lead e tal, nem rola fazer um texto com personalidade. Só o mais do mesmo.

Mesmo que você não tenha um estilo muito marcado, ainda assim é possível se aventurar na comunicação. Precisa expôr suas idéias de forma clara. Enrolação, repetição, lugar-comum e "escrever difícil" é para os incompetentes, fracos de idéias. É querer ocultar a falta de argumentos por meio de palavras complicadas, ou de idéias vulgares, já amplamente usadas por todo mundo.

4 comentários:

Umah disse...

eeeee colocou o blig aki do ladénho >>

meo sabe q me peguei pensando nisso ontem!?!
pq juntou eu e a minha parça de tcc aki, ela foi mostrando os textos e a gente ia encaixando na diagramação q fiz... só q cara, ela escreveu demaissssss então tivemos q editar bavárias coisas... beleza ateh aí tudókei a may escreve legau e não foi tão complicado qto pensei... mas me peguei pensando, poha, se vc escreve pra uma revista por exemplo, raramente vc vai poder usar sua voz, certo? a não ser q seja crônica ou coluna ou sei la mais o que... mas meo, em matéria grossa msmo vc só vai relatando... e aí começei a pensar pq tem uns "jornalistões" neh... pq, meo, eu poderia fazer JO ano q vem (confesso q tenho vontad meeeermo) e aprender a escrever, escrever é básico... numa palestra dum cara da abril ele flou: não interessa se a pessoa entrar na abril e nao souber escrever, a gente põe ela num treinamento e pronto, aprende mesmo, agora se não tem bagagem, aí complica...
e é poraí né... a pessoa tem q ter bagagem, opinião, curiosidade, o q super é a sua cara anite, c tem tudo a ver com JO e sei q ñ sou a 1ª nem única q acha isso XP
rock on girlfriend!

B. disse...

Ainn, vim aqui babar minha cria, pq sou destas que são modestas, layout ficou fofo! hahahahaahhahahah

B. disse...

Mas agora comentando o post!

Invejo quem sabe escrever direito, queria tantoooo!!!

Alías, queria saber escrever, desenhar e cantar... 3 coisas que eu amo, mas não tenho o minímo dom necessário, hahahaha.

Jeike disse...

Ana Clara,

CAdê voce???

Não posta mais =/

 
Layout by Ateliê de Layouts - Apoio: Se Mata!