domingo, 8 de fevereiro de 2009

virtude x instinto - vol I

vou contar uma história que alguns podem considerar uma derrota...

a todo momento batalhas são travadas... a incessante luta entre virtudes e instintos...

não pode haver mais de um vencedor... não deve haver... não que exista o bem e mal, mas não deve haver oscilação... não pode haver alternância de poder, a batalha só pode ter um superior: a virtude, e, a partir do momento que o instinto se sobrepõe: adeus, não há retorno...

estive guerreando... ontem, agora me parece tão distante... por horas minhas virtudes venceram, era uma vitória eminente, até quem me cercava, assistindo a batalha, já comemorava... eu era vitoriosa... vitória, palavra irônica pra ser usada nesse caso...

o instinto me parecia tão fraco, chegava a me dar dó de ser um oponente tão simplista, tão imediatista, repetitivo, sem criatividade, de certa forma até inocente, pensava eu...

"eu sei, mas hoje não!"
"se não hoje, quando?"
"isso eu não sei..."

traiçoeiro... um oponente sujo... sorrateiro... me entreteu horas a fio... minhas forças já praticamente dispersas e guardadas graças à vitória tão certa... um golpe... apenas um golpe...

o que antes parecia fraco, parecia despreocupante, parecia até mesmo sob controle, mostrou suas garras e fui posta à prova... perdi... mil vezes: perdi...

me entreguei ao instinto... me deixei levar no momento final... compreendi então que o inimigo estava atacando a todo momento, por baixo do pano... frio e calculista estava apenas me entretendo, jogando comigo, me fazendo seu brinquedo para, num momento de total distração e gozo da vitória prematura, vencer com um golpe... um golpe sujo... suja... fraca... mil vezes: fraca...

não vai importar as horas que resisti... eu não tive coragem, habilidade, firmeza para dar o golpe final... mantive a "educação", a "consideração" e os instintos se apossaram do meu corpo...

só eu sei a amargura das lágrimas contidas... a desmotivação e a autoflagelação que se instalaram desde então no meu ser...

não há caminho de volta... aconteceu... me arrependo enormemente, mas aconteceu... não há mais o que possa ser feito, nem desculpas a serem dadas, nem promessas, nem juras... sobram sonhos comprometidos... mas nada, além da derrota, será considerado...

"você se rendeu."
"eu lutei!"
"mas se rendeu..."

dói... muito...
a natureza me castiga...
apenas agradeço a lição... a oportunidade...
e espero a compreensão... a libertadora compreensão... mãe de todo o bem...

nunca pensei que realizar um desejo antigo e esquecido pudesse trazer tanto tormento...

3 comentários:

B. disse...

Grrrrrrrrr, passei por algo semelhante em janeiro (sejá lá qual foi a situação pela qual você passou, a descrição lembrou-me da situação pela qual passei...rs).

Massss, é levantar a poeira e seguir, afinal, ainda estamos na idade de deixar os instintos nos guiarem de vez em quando ;)

Beijo mulher.

Anônimo disse...

Rááááááá glu glu glu do Sérginho Malandro hauiahoiauhoiah

nem chegou o carnaval e vc já nessa de virtude x instindo

Anamyself disse...

Massss, é levantar a poeira e seguir, afinal, ainda estamos na idade de deixar os instintos nos guiarem de vez em quando ;)

melhor comentário do mundo, Bel!

:D

 
Layout by Ateliê de Layouts - Apoio: Se Mata!